Para você que tomou a decisão de alugar um imóvel é muito importante a atenção para alguns aspectos pois a locação pode ser algo muito simples e fácil, porém, algumas informações são imprescindiveis você saber para que não tenha maiores transtornos.

Pensando nisto a Talla desenvolveu algumas dicas e orinetaçãoes para você ter a tranquilidade que merece ao longo do seu contrato de locação.

  • 1º Passo : A escolha do imóvel
  • Você deve definir quais as características prioritárias do seu imóvel. E na hora de planejar seu orçamento de gasto com a locação lembre-se que além do valor do aluguel, também podem haver outras despesas. Procure verificar pessoalmente as condições do imóvel. Saiba quem faz a administração do imóvel, porque será com este que você se relacionará.

    A Talla oferece muitas facilidades para o inquilino. Veja algumas delas:

    Central de atendimento especializado.
    Pagamento de doc em toda a rede bancária e lotérica.
    Opção de pagamento através de débito automático.
    Garantias locatícias: através de fiador e seguro fiança.
    Agilidade na análise cadastral.
    Transparência nas cobranças e negociações.


  • 2º Passo: Escolhido o imóvel, e agora?
  • Depois de escolhido o imóvel, deve-se manifestar o interesse da locação imobiliária. Esta manifestação se dá através do preenchimento de formulários de cadastro e a entrega da documentação exigida.Isto por si só não garante a locação, já que cabe a imobiliária analisar o perfil e as garantias da locação para a segurança do proprietário.

    Após, deve-se verificar pessoalmente as condições do imóvel. Para isto a Talla realiza junto com você uma vistoria completa anotando todos os detalhes do imóvel. Esta vistoria será lavrada num termo e anexada munto ao contrato, evitando problemas futuros.

  • 3º Passo: O contrato
  • No contrato deve estar bem claro o valor do aluguel, o índice de reajuste, a duração do período de locação, as multas e encargos por atrasos no pagamento, forma e local de pagamento.

  • 4º Passo: A entrega do imóvel
  • Se a entrega do imóvel se der por vontade do inquilino, a imobiliária deve ser comunicada, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência. É prudente consultar as condições contratuais de entrega do imóvel, pois poderá haver multa na entrega fora do prazo determinado.

    Ao desocupar o imóvel deve ser solicitado à imobiliária o comprovante de quitação e entregar as chaves junto com a cópia dos 3 últimos recibos de pagamento de energia elétrica.

    É dever do inquilino entregar o imóvel nas mesmas condições de estado em que recebu, asssim como é ônus seu as manutenções corretivas que tiverem de ser feitas no imóvel, inclusive a pintura.

    Antes da entrega das chaves deve ser agendada a vistoria de desocupação do imóvel, devendo este já ter sofrido todas as manutenções necessárias.

    A simples entrega das chaves não desonera o inquilino de eventuais correções que deva ainda sofrer o imóvel.



Av. Protásio Alves, nº 1880, Bairro Petrópolis, Porto Alegre / RS. 51 3330.6557 talla@talla.com.br

Desenvolvido por Webproj