Para você que tomou a decisão de alugar um imóvel é muito importante a atenção para alguns aspectos pois a locação pode ser algo muito simples e fácil, porém, algumas informações são imprescindiveis você saber para que não tenha maiores transtornos. Pensando nisto a Talla desenvolveu algumas dicas e orientaçãoes para você ter a tranquilidade que merece ao longo do seu contrato de locação.
Você deve definir quais as características prioritárias do seu imóvel. E na hora de planejar seu orçamento de gasto com a locação lembre-se que além do valor do aluguel, também podem haver outras despesas. Procure verificar pessoalmente as condições do imóvel. Saiba quem faz a administração do imóvel, porque será com este que você se relacionará.
A Talla oferece muitas facilidades para o inquilino. Veja algumas delas:
Central de atendimento especializado
Pagamento de doc em toda a rede bancária e lotérica
Opção de pagamento através de débito automático
Garantias locatícias: através de fiador e seguro fiança
Agilidade na análise cadastral
Transparência nas cobranças e negociações
Depois de escolhido o imóvel, deve-se manifestar o interesse da locação imobiliária. Esta manifestação se dá através do preenchimento de formulários de cadastro, logo abaixo disponíveis para download, e a entrega da documentação exigida. Isto por si só não garante a locação, já que cabe a imobiliária analisar o perfil e as garantias da locação para a segurança do proprietário. Após, deve-se verificar pessoalmente as condições do imóvel. Para isto a Talla realiza junto com você uma vistoria completa anotando todos os detalhes do imóvel. Esta vistoria será lavrada num termo e anexada munto ao contrato, evitando problemas futuros.
No contrato deve estar bem claro o valor do aluguel, o índice de reajuste, a duração do período de locação, as multas e encargos por atrasos no pagamento, forma e local de pagamento.
Se a entrega do imóvel se der por vontade do inquilino, a imobiliária deve ser comunicada, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência. É prudente consultar as condições contratuais de entrega do imóvel, pois poderá haver multa na entrega fora do prazo determinado.
Ao desocupar o imóvel deve ser solicitado à imobiliária o comprovante de quitação e entregar as chaves junto com a cópia dos 3 últimos recibos de pagamento de energia elétrica. É dever do inquilino entregar o imóvel nas mesmas condições de estado em que recebu, asssim como é ônus seu as manutenções corretivas que tiverem de ser feitas no imóvel, inclusive a pintura. Antes da entrega das chaves deve ser agendada a vistoria de desocupação do imóvel, devendo este já ter sofrido todas as manutenções necessárias. A simples entrega das chaves não desonera o inquilino de eventuais correções que deva ainda sofrer o imóvel.